segunda-feira, 8 de julho de 2013

Distribuição da população africana pelo continente


A distribuição da população pelo espaço do continente é muito irregular. O vale do Nilo, por exemplo, possui densidade demográfica de 500 habitantes por quilômetro quadrado, enquanto os desertos e as florestas são praticamente despovoados. Outros pontos de alta densidade são o Golfo da Guiné, as áreas férteis em torno do Lago Vitória e alguns trechos nos extremos norte e sul do continente. As regiões das savanas, de maneira geral, são áreas de densidades demográficas médias. Os países mais populosos são: Nigéria, Egito, Etiópia, Republica do Congo, África do Sul, Tanzânia e Sudão. Vale também lembrar que muitos dados relativos à população africana são estimados, pois os obstáculos apresentado pelo meio natural e o subdesenvolvimento que caracteriza o continente tornam quase impossível de fazer a contagem de todos os habitantes do território africano, muitos dos quais vivem em tribos inteiramente isoladas do mundo moderno.

Beduínos e Bosquímanos

Os bosquímanos são homens do bosque que representam um tipo étnico muito interessante. Continuam a viver em estado semi-selvagem, da caça. Ao desembarcarem nas praias da África Austral, há mais de 350 anos, os colonos europeus chamaram-lhes apenas homens do mato, ou do bosque - bosquímanos. Considerando-os "indomáveis" e uma ameaça para os animais domésticos, os colonos trataram-nos como ralé, matando-os em grande número. 

Os beduínos são uns povos nômades que vivem nos desertos do Oriente Médio e do norte da África e representam cerca de 10% dos habitantes do Oriente Médio e têm o nome derivado das palavras árabes al bedu ("habitantes das terras abertas") 


Nenhum comentário:

Postar um comentário