segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PAISES DE LINGUA PORTUGUESA NA AFRICA. Angola Localizado na região ocidental da África Austral, moçambique, o território de Angola inclui parte dos sistemas hidrográficos do maior rio da África Ocidental, o Zaire ou Congo (4000 km), e do maior rio da África Oriental, o Zambeze (2680 km). O seu território é mais de duas vezes maior do que o da França e o da Grã-Bretanha, e quase doze vezes maior do que o de Portugal. Faz fronteira, a Norte e Nordeste, com a República Democrática do Congo, a Leste com a Zâmbia e a Sul com a Namíbia, sendo banhada a Oeste pelo Oceano Atlântico. Guiné-Bissau O território da Guiné-Bissau comporta diferentes tipos de vegetação natural, alterada em parte ou no todo pela acção humana, com destaque para a floresta rica, floresta seca e savana arbórea e arbustiva, distribuídas por todo o país. No nordeste e leste do país vigoram as actividades o agro-silvo-pastorísil, com potencial para a criação de gado bovino e caprino e exploração florestal. No norte e sul o terreno é propício ao cultivo de diversos tipos de cereais e à criação de animais de pequeno porte. Cabo Verde São Tomé e Príncipe.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Floresta do Congo

A Floresta do Congo, também conhecida como Selva do Congo, é uma floresta ombrófila ( onde provavelmente chove todos os dias nos finais de tarde) tropical húmida que se estende por toda a planície da bacia do rio Congo e pelos seus afluentes na África Central. Localização – abrangendo grande parte da África Central, é a segunda maior floresta tropical do mundo, ficando atrás apenas da Floresta Amazônica, na América do Sul. Estende-se por seis países, sendo eles Camarões, República Centro Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial e Gabão, totalizando aproximadamente 1.800.000 quilômetros quadrados. Características – esse tipo climático da região é propício a uma grande biodiversidade – como na Floresta Amazônica –, com cerca de 10 mil espécies de plantas, mil espécies de aves e 400 espécies de mamíferos. Outra importante peculiaridade das duas florestas é o fato de estarem associadas a um rio de grandes dimensões.

Apartheid

O apartheid  foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
A separação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos"), separando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. A partir de finais da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas. Nessa altura, o governo já havia separado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos. Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detenção de líderes antiapartheid. Conforme a desordem se espalhava e se tornava mais violenta, as organizações estatais respondiam com o aumento da repressão e da violência.